Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Reforma da Ponte Sustensa de Bizkaia, Bilbao, Espanha

Arte industrial à altura

Descrição

Declarado patrimônio da humanidade pela Unesco em 2006, a Ponte Suspensa ou Ponte Vizcaya simboliza a Revolução Industrial do final do século XIX. Trata-se da Ponte Transbordante mais antiga do mundo.

A ULMA realizou a reforma mais importante das últimas décadas. Começou no final de 2010, com a repintura da estrutura metálica, após a escolha da cor por diversos usuários e especialistas.

Também foi reformado o tabuleiro que sustenta os trilhos por onde circulavam os carros, depois de danos sofridos durante a guerra civil.

Solução ULMA

A estrutura foi envolvida por completo pelo Andaime Multidirecional BRIO. 800 t de material divididos em quatro torres de 68 m e nos 162 m do tabuleiro horizontal. Os andaimes das torres foram apoiados no solo, enquanto os dos tabuleiros foram atados a uma treliça.

Também foi instalado um elevador para facilitar o transporte de material e pessoas.

A montagem se realizou por fases: iniciou-se com as torres 1 e 2 da margem das Arenas e com 1/3 do andaime fixado a uma treliça para o tabuleiro horizontal.

Depois foi instalado o andaime das torres 3 e 4 da Margem de Portugalete, com o processo idêntico para o andaime atado à treliça. Concluiu-se com a montagem completa do andaime para o fechamento do tabuleiro.

Foram utilizados os andaimes das torres da ponte para colocar a plataforma de apoio do elevador. Integrada por plataformas de andaime apoiados em passagens de caminhões de 5 m de comprimento, se localizou a 7,5 m de altura.