Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Clínica Universitária, Düsseldorf, Alemanha

Escoramentos e fôrmas adaptadas às exigências de obra

Descrição

O novo Centro de Medicina Operacional II é um elemento chave para a reestruturação e modernização da Clínica Universitária de Düsseldorf. A área útil do complexo, de cinco pavimentos, abrange cerca de 20.000 m2, a área bruta é de 46.700 m2 e o volume bruto atinge 200.000 m3. O coração do edifício é o centro cirúrgico com oito salas de cirurgia concentradas, as quais até há pouco tempo, estavam dispersas em vários edifícios.

Solução ULMA

As fôrmas foram executadas com 68.000 m de Vigas de madeira VM 20 e com 11.600 unidades de Escora EP. As paredes foram construídas com a Fôrma Modular ORMA cujas características técnicas permitiram que a obra fosse executada a um ritmo eficaz. A ampla gama de alturas e larguras proporcionou adaptações particulares às exigências da obra. Estas qualidades permitiram um rápido avanço, porque uma vez montadas as unidades e fixadas através de grampos, deslocaram-se em conjuntos de painéis montados, através de grua.

Com mais de 4.100 m de estruturas metálicas de Cimbre T-60, foram montadas cerca de 560 torres. Serviram como fixação, com os seus consoles, para os fundos de viga dos dois níveis superiores. Este escoramento é acima de tudo flexível já que consiste em 8 elementos básicos que permitem combinações variáveis da estrutura e o seu deslocamento através de grua. Com todos esses materiais, conseguiram-se soluções concretas e flexíveis que permitiram uma adaptação às mudanças que eventualmente surgiram durante a obra.