Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Hospital de Cáceres, Espanha

Acabamento perfeito em superfícies horizontais e verticais

Descrição

Este moderno edifício projetado em forma de zigzag corresponde à definição de um hospital horizontal, fundamentalmente plano. O objetivo é fugir das edificações em altura e deixar a porta aberta para possíveis ampliações necessárias no futuro. O hospital conta com quatro edifícios interligados, de 8 pavimentos, 4 dos quais se encontram abaixo do nível do solo.

Com uma superfície útil total de 40.244 m2, cada um dos quatro edifícios, com uma finalidade concreta, estarem interligados: o edifício de hospitalização, a base, onde se encontra o ambulatório, o bloco técnico com urgências e outros serviços, e o edifício de instalações.

Solução ULMA

Um dos requisitos fundamentais nesta obra foi obter um perfeito acabamento de concreto aparente, tanto nas superfícies horizontais como nas verticais. Desta forma, foram realizadas as lajes maciças de 40 e 80 cm de espessura com Fôrma Horizontal RAPID e Mesa VR, ambas conhecidas pela sua simplicidade no processo de montagem e desmontagem. O sistema de Fôrma Mesa VR acelerou o desenvolvimento da obra já que permitiu o seu deslocamento e reutilização nas aplicações seguintes sem a necessidade de desmontagem.                

A diferente altura das estruturas, pela sua concepção, abrange desde 1,48 m a 15 m. Estas dimensões, apesar de não serem freqüentes na edificação, foram solucionadas de forma eficaz pela equipe técnica da ULMA Construcción. O sistema de Fôrma ENKOFORM HMK, com vigas de suspensão de 2 m de canto, demonstrou a sua versatilidade, além de garantir acabamentos de qualidade.

Para a transmissão de cargas foram utilizadas torres, apoiadas pelas escoras de alumínio ALUPROP entre si, além de torres de escoramento. Com efeito, os elevados ritmos de execução exigiram até quase 9.300 m3 de escoramentos montados simultaneamente. De todas as estruturas executadas vale destacar, por sua particular geometria, a laje curva, situada no acesso principal do hospital.

Foram executados 1.700 m2 com vigas de suspensão de 1,45 m de canto e nervuras transversais que variaram de 1,45 m a 27 cm de espessura. Estes mantiveram uma variabilidade de 27 cm a 50 cm com um pendente máximo que superou os 27º em relação à horizontal. Como sistema de apoio para a Fôrma Horizontal ENKOFLEX foi utilizada a escora de alumínio ALUPROP que solucionou as fôrmas dos pisos de até 6 m de altura, juntamente com as torres de escoramento.