Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Complexo esportivo Caja Mágica, Madri, Espanha

Poupança de tempo com máxima rotação de material

Descrição

O recinto do complexo esportivo dedicado ao tênis é um centro multifuncional e versátil projetado pelo arquiteto francês Dominique Perrault. Construído em aço, madeira e vidro contém diversas instalações esportivas. A Caja Mágica é sede do Torneio Master de Tênis de Madri, além de outras competições de caráter internacional.

O edifício dispõe de coberturas móveis que o convertem num espaço com características tanto de interior como de exterior.

Este complexo de 82.520 m2 apresenta uma planta quase quadrada de dimensões 159,90 x 167,10 m, e 35 m de altura. Dispõe de 3 quadras no interior, 16 quadras ao ar livre, uma zona de estacionamento, além de outros tipos de instalações. A Caja Mágica é o único local do mundo onde é possível disputar o mesmo torneio em área exterior e interior.

Solução ULMA

O lema desta obra foi qualidade e rapidez. Nas lajes maciças foi utilizada a Fôrma Horizontal CC-4 aplicando a solução padrão para os capitéis. Foi alcançada uma média de 6.000 m2 de material colocado na obra.

Para os 8 metros de altura exigidos pelo projeto, foram utilizadas Escoras de alumínio ALUPROP dispostas em torres, ou seja, travadas entre si. O potencial do produto, utilizado para a execução das lajes, foi evidente já que não foi necessário desmontar nenhuma das torres de 100 m3, uma vez que após cada utilização, todo o conjunto era deslocado. Dessa forma, foi possível a reutilização de material além de ser obtida uma economia de tempo de mão-de-obra ao evitar a montagem e desmontagem sucessiva.

O projeto contemplava vigas de 1,5 m de concreto aparente com excelente acabamento, que foram solucionadas recorrendo a Fôrma ENKOFORM HMK e escoramentos. Ambos os sistemas, utilizados habitualmente na Construção Pesada, demonstraram desta forma a sua versatilidade.

Os pilares de planta quadrada de 1,5 m e quase 9 m de altura, tal como as vigas, exigiram um acabamento de alta qualidade. Para o efeito, foi montada no local a Fôrma Vertical ENKOFORM V-100 que permitiu a concretagem em uma única etapa.

Os 2.000 metros lineares de parede foram construídos com Fôrma Modular ORMA e sistemas convencionais trepantes.