Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Cidade do Esporte, Roma, Itália

Uma corrida para o futuro

Descrição

Projetado pelo arquiteto Santiago Calatrava, o “Città dello Sport” inclui campos de futebol, pistas de atletismo, lojas, escritórios, residências, bibliotecas, o novo “Palácio do Esporte”, o estádio de natação e o reitor da Universidade de Tor Vergata.

Foi um grande desafio por causa de suas características arquitetônicas originais e design do novo complexo estádio de natação de Roma.

Solução ULMA

Os requisitos de acabamento de concreto aparente eram muito rígidos. Para responder a coerência e continuidade do desenho das paredes. Os buracos dos tirantes tinham um padrão regular vertical, o tamanho da fôrma foi de 3 x 1,25 m. Essas demandas foram superadas graças à versatilidade do sistema de MK e da otimização da fôrma para o tipo de concreto, o que garantiu o resultado final.

A parede circular de 13 metros de altura foi construída de forma criativa, com furos e negativos em ângulo, tanto escalonada como sobreposta. Uma construção espetacular, que tem cerca de 190 arcos entre 30 e 70 m de comprimento. A coluna vertebral é um arco longitudinal de 130 m que suporta a cobertura de aço e vidro.

Junto com as fôrmas do sistema MK, a obra utilizou 12.000 m2 de fôrmas para lajes e 4.000 m2 de fôrmas verticais.