Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Estádio de Braga, Portugal

ENKOFORM, uma demonstração de versatilidade

Descrição

Projetado sobre uma antiga pedreira, o Estádio de Futebol tem capacidade para mais de 30.000 espectadores. É composto por duas arquibancadas, “Nascente” e “Poente”, nas laterais do campo e 3 galerias circulares que os atravessam, além de duas zonas de estacionamento no subsolo. A sua cobertura é formada por uma trama de cabos, com uma superfície de 220 m, que une as duas arquibancadas.

Solução ULMA

Com uma altura de 50 m, uma largura de 1 m e uma separação entre eixos de 7,5 m, foram construídas 16 paredes como suporte da laje da arquibancada e como sistema de união da cobertura do estádio. Estas estruturas foram executadas com a Fôrma Vertical ENKOFORM V-100 e sistemas convencionais trepantes, em seções de 5 m. Nas zonas com vazios transversais, os painéis foram apoiados sobre os escoramentos.

A 30 m de altura, as paredes na sua parte frontal apresentam uma sacada de 13 m construída com o mencionado sistema, bem como os topos dorsais com Console G, devido à inclinação da parede. A Fôrma ENKOFORM V-100 demonstrou a sua versatilidade e eficácia na solução das múltiplas geometrias desta obra.

As lajes com uma espessura média de 0,35 m e 6,50 m de largura foram construídas com ENKOFORM HMK e Cimbre, por vezes, sobre lajes inferiores intermediárias, já executadas e apoiadas convenientemente. Nas zonas não apoiáveis, foram montados perfis sobre consoles fixos nas ancoragens dispostas na parede.

As lajes laterais com sacadas de 6 m de comprimento e espessura variável de 30 a 60 cm foram construídas: no lado norte, com escoramento a 20 m na zona inferior, sendo a altura aumentada à medida que eram apoiadas as lajes e escadas, e no sul, com um pórtico de Cimbre T-500, de 20 m de altura, sobre o qual foi montado um Cimbre encadeado até 24 m

A viga de concreto, responsável pela fixação superior das paredes e ancoragem dos cabos de suspensão da cobertura, foi projetada com ENKOFORM HMK, como fôrma de fundo e lateral, sobre consoles e Fôrma Vertical COMAIN para os tabiques.

A sacada de 6 m, em cada extremidade, foi construída com ENKOFORM HMK suspensa por 4 treliças. Como plataformas foram utilizados os escoramentos que serviram de suporte para as fôrmas de lajes nas sacadas. Desta maneira, foi possível otimizar a utilização de material ao conseguir a reutilização contínua dos mesmos.