Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Estádio de futebol RCD Espanyol, Barcelona, Espanha

Eficácia em obra de soluções de fôrmas

Descrição

O novo estádio de futebol do RCD Espanyol encontra-se nos arredores de Barcelona, na localidade de Cornellá-El Prat, sobre um terreno de 36.000 m2. O projeto foi desenvolvido em três etapas: construção de um campo de rugby, urbanização de todo o setor e finalmente, construção do estádio.

O local com capacidade para alojar numa primeira fase 37.751 espectadores, aumentou esse número até aos 40.500 numa segunda etapa, sem necessidade de realização de obras estruturais importantes na terceira arquibancada. A estrutura da cobertura constituída por 4 vigas, com um comprimento máximo de 200 m, está apoiada a 8 pilares de concreto com 2 m de diâmetro.

Solução ULMA

A execução deste projeto implicou um desafio em termos de construção devido ao elevado ritmo de trabalho necessário para desenvolver esta obra nos prazos estabelecidos, além da necessidade de se manterem sempre elevados os parâmetros de qualidade no acabamento. Para isso foi utilizado sistemas rentáveis, eficientes e de fácil manuseio como a fôrma de alumínio CC-4, para a execução de lajes, e o sistema modular ORMA no desenvolvimento das paredes das arquibancadas..

O sistema CC-4 permitiu as vantagens próprias do alumínio, como a leveza. Este produto permitiu a montagem prévia da retícula e a posterior colocação da plataforma. Dispõe de um só elemento portante, o cabeçal de queda, que acelerou os tempos de fôrma e desforma, e facilitou a recuperação do material sem que este caísse ao chão. A rentabilidade da obra foi assegurada, visto que com este sistema combinado a outros, tais como Mesas VR e ENKOFLEX (nas escadas), foi possível uma rotação de equipamentos com a consequente redução de material necessário.

Com a fôrma CC-4 foram executadas in loco as lajes de concreto, e como apoio as Escoras de alumínio ALUPROP, formando torres de fácil manuseio. Assim, alcançou-se com segurança a altura necessária no escoramento da parte superior das arquibancadas.