Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Estádio Nacional, Brasília, Brasil

Alto desempenho em processos construtivos rigorosos

Descrição

Mais conhecido como Mané Garrincha, será uma das principais sedes da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Após a demolição do antigo estádio, este novo complexo vai abrigar mais de 71.000 espectadores numa área de 188.000 m2.

Esta obra possui vários desafios: Cerca de 5.000 toneladas de equipamentos em obra, em um processo construtivo com grande produtividade, prazos reduzidos para a execução e sempre sob-rigorosos níveis de segurança.

Solução ULMA

A peculiaridade desse estádio são as 288 colunas de 46 metros de altura em volta do estádio, sobre as quais repousa o anel de compressão. Para a aplicação dos pilares circulares de 1,20-1,50 m de diâmetro foi usada a Fôrma CLR em concretagens sucessivas de 4 m. O sistema de andaime BRIO como plataforma de trabalho, garantiu a segurança dos trabalhadores em grandes alturas.

A construção do anel de compressão (22 m de largura e 46 m de altura) representou o maior desafio do projeto do ponto de vista técnico. Foi aí que a ULMA reforçou seu valor como empresa líder em tecnologia de fôrmas. Estruturas MK, apoiados em consoles atados nos 288 pilares, suportou a estrutura do anel, solução que evitou o uso de um grande volume de escoramento tradicional e proporcionou uma economia considerável de tempo e custos. Para as vigas jacaré (12 m) foram utilizados para o escoramento Estruturas MK apoiados com Cimbre BRIO.

As fundações consistiam na repetição de grandes blocos. Para fazer isso, por sua versatilidade, foi utilizada a Fôrma COMAIN.

Como sistema de escoramento de lajes e vigas, a Escora de Alumínio ALUPROP trouxe a leveza e capacidade de adaptação necessária a diferentes alturas. O Carro VR facilitou a movimentação das torres de Cimbre BRIO e ALUPROP às novas fases de concretagem, sem a necessidade de serem esmontados, aumentando a produtividade e reduzindo materiais utilizados.

O gerente de produção do Consórcio construtor, afirma que as expectativas colocadas sobre ULMA se superaram com um serviço de alta qualidade, assistência permanente e o rigoroso cumprimento dos prazos de fornecimento dos equipamentos.