Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Projeto Pampa Melchorita, Peru

Aplicações de alto rendimento e versatilidade

Descrição

A execução do Complexo Portuário da Unidade de Exportação de Gás Natural em Cañete colocou o Peru na liderança da indústria de GNL na América do Sul.

O objetivo do projeto é o transporte do gás. A obra conta com uma unidade, um terminal marítimo a partir do qual é feita a exportação e um gasoduto, de aproximadamente 300 km de comprimento, que liga o campo de exploração de gás à Unidade Pampa Melchorita, até a Unidade de GNL entre Cañete e Chincha.

Para a execução do terminal marítimo foi construída uma ponte com pilares de 1,4 km de comprimento que se estende desde a costa até a plataforma de carga. A estrutura do cais é composta por: pilares, meso estrutura, vigas longitudinais, escoras, lajes pré-fabricadas de concreto, grades e tubagens de serviço.

Solução ULMA

Foram concebidos painéis especiais, compostos por um chassi metálico e tabuleiro fenólico, para a fôrma das lajes pré-fabricadas do cais. Esta fôrma versátil proporcionou excelentes acabamentos de concreto aparente sem orifícios e um alto rendimento, que permitiu construir de 6 a 8 lajes de 9 m.

A construção das paredes e pilares foi realizada com ENKOFORM V-100 que se adaptou com perfeição às diferentes configurações exigidas.

Foi projetada uma plataforma localizada debaixo de cada um dos eixos do cais com o Sistema BRIO. Também foi executada uma estrutura de andaime em sacada, com um comprimento de 35 m, para realizar trabalhos de pintura, solda etc. Este andaime foi rodando desde o primeiro eixo até ao último. Foi o primeiro projeto no Peru com andaimes em sacada com esta dimensão.