Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Sociedade Mineradora Cerro Verde, Arequipa, Peru

Soluções confiáveis em fôrmas monoface e suportes de lajes altas

Descrição

A antiga mina de Cerro Verde, principalmente destinada à extração de cobre se encontra atualmente em processo de expansão de US$ 4,000 milhões, pois se pretende aumentar consideravelmente a sua produção.

Solução ULMA

Para a construção do moinho foi instalada uma laje de concreto armado de 2,5m, para a qual se utilizou o sistema de fôrma modular ORMA. Devido à força do vento, foram colocadas cargas horizontais, a qual aumentou o peso da estrutura. A solução oferecida pela ULMA consistiu em instalar um sistema de suporte de cargas verticais CIMBRE T-60 (formada por torres armadas com quadros e diagonais, capaz de suportar grandes pesos e alturas) e travar as torres com tubos horizontais a 2 m de altura. Com isso, cada torre aumentou em mais de uma tonelada sua capacidade de carga, fazendo possível o suporte adequado da laje. Dada a sua facilidade de uso, foi pré-montada pelos operários e logo içada por grua.

O sistema de fôrma modular ORMA foi utilizado para as fôrmas das diferentes estruturas, pois necessitava de um sistema capaz de suportar grandes pressões de concreto e com poucos acessórios pode formar módulos para uma melhor movimentação.

Para o friso era necessário uma fôrma monoface a grande altura, capaz de suportar grandes pressões de concreto. Foi aplicado o CONSOLE SBF, uma estrutura única, formada por perfis e tubos soldados entre si, capaz de suportar grandes cargas e ao mesmo tempo funcionar como plataforma de trabalho para os operários.

Para o restante do projeto, foram utilizados CONSOLES BMK para as plataformas de trabalho e fôrmas monoface. O sistema MK também foi utilizado para as velas e vigas primárias.

Ao longo do projeto, o sistema de andaime multidirecional BRIO foi usando como acesso de trabalho, no formato de escada.