Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Unidade de coque da Petronor, Muskiz, Espanha

Segurança rentável em projetos complexos

Descrição

A refinaria da Petronor, com mais de 40 anos de atividade, é a unidade com maior capacidade da Península e uma das mais importantes da Europa. Esta refinaria iniciou um plano de modernização, com o objetivo de aumentar a competitividade a nível nacional e internacional. Conhecido como Projeto URF (Unidades para a Redução do Óleo Combustível ou Unidade de Coque), contempla a adaptação da estrutura de produção da refinaria à redução do consumo de óleo combustível, em linha com a crescente evolução da procura de diesel, gasolinas e gases liquefeitos. É também aumentada a garantia de fornecimento de matérias-primas, visto que possibilita o acesso a crudes mais abundantes, e permite obter um novo produto sólido, o coque de petróleo.

Esta nova unidade de coque implicou na atualização de inúmeros sistemas e infraestruturas, nos quais envolveram a participação da ULMA Construction. Aplicando uma diversidade de produtos e pessoal próprio, abordou com êxito a execução de estruturas, depósitos, fornos, válvulas, etc. Em um ambiente onde a segurança representa um requisito indispensável.

Solução ULMA

A utilização simultânea de andaimes e fôrmas demonstrou a sua eficácia permitindo facilitar o trabalho do operário e aumentar o seu desempenho. Como fôrma das diversas estruturas foi utilizada a ampla gama modular ORMA. Este sistema, concebido com painéis robustos com capacidade para suportar altas pressões de concretagem, englobou em todas as alturas os elementos de segurança adequados.

Como sistema de apoio de cargas verticais e suporte das fôrmas para lajes ENKOFORM HMK, foram utilizados escoramentos que garantiram robustez, segurança, bem como uma grande flexibilidade de utilização. Com efeito, à medida que a obra avançou, a estrutura de carga cresceu de um piso para outro.

Para realizar as diferentes aplicações em altura, foram montados andaimes modulares BRIO, com escadas de trabalho seguras, que permitiram desenvolver com eficácia todas as ações necessárias.

Todos os materiais contaram com os mecanismos de segurança, tanto para a sua montagem, como para a utilização do sistema.