Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Usina hidrelétrica Teles Pires, Brasil

Perfeita aplicação das fôrmas e escoramentos ULMA em todas as exigências

Descrição

A usina hidrelétrica Teles Pires faz parte do plano de infraestrutura contemplado no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal do Brasil. Com uma capacidade de produção de 1.820 megawatts que permitirá abastecer uma população de 2,7 milhões de famílias. A central está localizada no rio Teles Pires, um afluente do Rio Tapajós, na fronteira dos estados do Pará e Mato Grosso, nos municípios de Jacareacanga (PA) e Paranaíta (MT).

Neste tipo de obras, as premissas são garantir a segurança, o baixo custo e a produtividade. Sendo assim, a ULMA projetou um sistema capaz de transportar o suporte das fôrmas sem a necessidade de ser desmontado.

Solução ULMA

Com Treliças MK de 12,68 m foi elaborado um carro móvel que transportou as torres de T-60 de 19 m de altura a sua próxima área de utilização. A combinação destes dois sistemas mostrou a capacidade da ULMA em oferecer a solução ideal para o suporte das lajes nas salas de máquinas.

A fôrma para lajes com HMK foi realizada sem a presença do carro MK, graças ao seu travamento e bloqueio entre as torres, pode-se mover com a ajuda do Carro lateral VR.

O Cimbre T-60 proporciona uma grande capacidade de carga, rapidez e segurança no processo de montagem. Incluso em grandes alturas, como é este caso, o sistema oferece a máxima segurança.

A solução ULMA, resultou numa economia de tempo e custo nesta obra.

Os trabalhos de manutenção são contínuos neste tipo de obras.

O Andaime BRIO com mais de 10 m de altura foi utilizado para essas tarefas tanto na sala de máquinas como nos coletores. Este sistema garante a máxima segurança no trabalho com sistemas de acesso e plataformas. Além de sua flexibilidade que permite adaptar-se tanto a geometrias retas como curvas desta obra.