Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Usina Termelétrica Pampa Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Soluções complexas para este grande projeto de energia do sul do país

Descrição

A Tractebel Energia, uma das maiores geradoras de energia elétrica privada do país, está construindo a mais nova UTE do Sul do país, a Usina Termelétrica Pampa Sul. Com capacidade instalada total de 680 MW, composta por duas unidades de 340 MW, a usina está localizada em Candiota-RS. A principal razão pela escolha da localidade, é que a região possui a maior jazida conhecida de carvão do Brasil, onde se encontra 38% de toda a reserva de carvão mineral do país, reduzindo assim, os custos de produção e transporte de carvão.

Solução ULMA

A ULMA Construction, especialista em soluções de fôrmas, escoramentos e andaimes para os mais diversos tipos de usinas hidrelétricas e termelétricas em construção no Brasil, foi selecionada para fornecer seus sistemas, pelas empresas M.Roscoe e Pavsolo, responsáveis pela construção.

Para a execução das estruturas de captação de água bruta e barragem (paredes, vertedouro e adufa de desvio), foram utilizados mais de 2.400 m² das fôrmas ENKOFORM VMK que se adaptam perfeitamente a estruturas de diversas geometrias e COMAIN sistema de painéis versátil para múltiplos usos, em conjunto com consoles trepantes BMK e SBF, como apoio das estruturas.

Para escoramento de diversas lajes o Cimbre T-60, com capacidade de carga de até 6 toneladas por poste, foi a solução. Por fim, para o acesso seguro dos trabalhadores as diversas áreas da obra, o Andaime Multidirecional BRIO foi aplicado com total segurança aos trabalhadores e de acordo com as exigências de segurança.

Por fim, a assistência técnica constante da equipe da ULMA Construction na obra, facilitaram ainda mais a construção de mais esta importante obra de geração de energia no Brasil.