Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, Madri, Espanha

Um grande desafio na execução segura e rentável de todos os sistemas

Descrição

O Museu Rainha Sofia é o centro nacional espanhol de arte contemporânea, com sede em Madri. A estrutura principal é do antigo Hospital Geral, grande edifício neoclássico do século XVIII.

A ampliação deste museu foi projetada pelo arquiteto francês Jean Nouvel. A sua planta tem forma de triângulo truncado, e conta com um pátio central sob uma cobertura de cor vermelha, o seu elemento mais peculiar.

Os três imóveis, que compõem o conjunto do museu somam 26.892 m2, cobertos por uma grande pala de 8.000 m2 que os une. Com esta nova obra, o centro amplia a sua superfície até aos 84.000 m2. O edifício dos auditórios foi construído com concreto armado. Duas grandes costelas, dispostas de forma simétrica, suportaram as cargas dos auditórios e a sala de protocolo. A platéia foi construída unindo as costelas com vigas de concreto armado.

O maior desafio do projeto consistiu nas formas curvas das paredes de concreto, e outras superfícies de acentuada inclinação. Também foi necessário utilizar um meio auxiliar que permitisse realizar a cobertura, que se eleva 6 metros sobre os terraços dos edifícios. A sua sacada, com 36 m de elevação, representou um desafio não só técnico, mas também ao nível da segurança para os trabalhadores.

Solução ULMA

Para solucionar a construção das paredes, foi aplicada a Fôrma ENKOFORM V-100 nas superfícies verticais curvas e em algumas inclinadas. Parte deste sistema foi montado no local, e o restante foi enviado para a obra pré-montado. A adaptação às diversas formas da estrutura às fortes pressões de concretagem foi perfeita.

Na construção de lajes foi utilizada a Fôrma Horizontal RAPID, sendo o apoio solucionado através de cimbres para transpor as diferentes alturas da estrutura.

Como meio auxiliar para a realização da cobertura com sacada, foi utilizado Andaime Multidirecional BRIO cuja versatilidade de forma, em conjunto com a sua segurança de montagem e utilização, assegurou a eficácia da execução e a proteção dos trabalhadores.