Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Centro administrativo do distrito federal – CADF, Brasília.DF, Brasil

Mesa Voadora: produtividade e qualidade em edificação

Descrição

Este novo complexo, que abrigará 15 Mil servidores, está localizado próximo à antiga rodoviária de Taguatinga, numa área total de 178 Mil metros quadrados, contará com 14 torres, 10 de quatro andares e quatro de 15 pavimentos, um prédio da Governadoria, shopping com centro de convivência, estacionamento com capacidade para três mil veículos, bicicletário, além de estar localizado a 100 metros de uma estação de metrô e paradas de ônibus.

O governo do distrito federal acredita que além da redução de custos operacionais, centralizar a administração pública nesse espaço será bom, tanto do ponto de vista físico, como em relação à eficiência dos serviços.

O Consórcio Construtor CADF (formado pelas empresas Odebrecht Infraestrutura e Via Engenharia S/A) está construindo o complexo, com investimentos em torno de 600 milhões, por meio de parceria público-privada.

Solução ULMA

Referência em tecnologia, o complexo está adotando em sua construção o sistema BubbleDeck, método revolucionário de eliminação do volume de concreto de uma laje, proporcionando lajes mais leves e resistentes. Com esferas plásticas e entre telas de aço, é eliminado o concreto que não exerce função estrutural, reduzindo significativamente seu peso. 

Para execução dessa estrutura, a ULMA forneceu seu sistema de Mesa VR que se adaptou facilmente a solução BubbleDeck, aliando produtividade e economia a estrutura. A obra que em seu pico contou com mais de com 4.000 m² de Mesa VR e contou também com a robustez das Escoras EP que são utilizadas para escoramento das lajes. O sistema permite a retirada da Mesa VR de um pavimento a outro sem a necessidade de desmontar o conjunto.

Nos pilares externos, os Consoles BF-170 foram utilizados como uma plataforma de trabalho, que facilitou a execução dos pilares de difícil acesso. O sistema garantiu a segurança dos trabalhadores durante as montagens e também na concretagem.

Por fim, o Andaime Multidirecional BRIO está sendo aplicado no acesso às diversas áreas da obra, oferecendo acesso livre e seguro dos trabalhadores aos diversos pavimentos dos blocos que estão em execução.