Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Centro Financeiro Abu Dhabi, Ilha Sowwah, EAU

Resposta global para paredes, pilares e lajes

Descrição

Este projeto conta com quatro torres de escritórios de 32-37 pisos e 170 m de altura, um hotel cinco estrelas com 250 quartos, um centro de congressos, espaços comerciais e um clube privado.

Ao todo foram construídos mais de 570.000 m2 nos quais se encontra a nova sede do Centro Financeiro de Abu Dhabi.

Solução ULMA

As paredes de apoio e inclinadas, de forma variável, além das estruturas centrais foram construídas de forma eficaz com a Cofragem Vertical ENKOFORM V-100. Este sistema solucionou a construção de várias estruturas, com diferentes geometrias, obtendo alto rendimento e excelentes acabamentos. Com as suas peças padrão, escoras metálicas e vigas de madeira, foram construídos painéis à medida obtendo as configurações complexas do projeto.

A utilização de sistemas modulares, e de fácil montagem, permitiu reduzir os tempos da fôrma de lajes. Com as Mesas VR foram construídas as estruturas típicas com lajes de até 45 cm. Os altos desempenhos de execução ficaram demonstrados, já que após a montagem no início da obra, foram deslocadas para as diferentes aplicações sem serem desmontadas. Para as estruturas inferiores e para os remates foi utilizado ENKOFLEX uma vez que, graças à sua versatilidade, permitiu solucionar diferentes tipos de laje e alturas.

Para as construções em altura, como as estruturas centrais, foram utilizados sistemas convencionais trepantes. As suas plataformas de trabalho disponibilizaram espaço suficiente para realizar todas as tarefas, proporcionando simultaneamente uma grande segurança em todas as fases de execução.

As Escoras EP e o Cimbre T-60 tinham a seu cargo transmitir, de forma segura, as cargas das lajes de concreto armado de 45 cm de espessura. A altura das torres e a sua peculiar geometria, em certos casos inclinada, exigiu soluções especiais. Pelo que a equipe de engenheiros resolveu a distribuição de cargas com torres de Cimbre T-60 que chegaram a atingir os 45 m. A segurança do equipamento e dos operários esteve assegurada em todos os momentos.