Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Confederação Nacional do Comércio e Turismo, Brasília, Brasil

Mesas VR: máximo rendimento em obra

Descrição

Impulsionado pela Confederação Nacional do Comércio do Brasil, este complexo de negócios, de 154.465 m2, contará com 4 torres de escritórios de mais de 17 andares. Incluirá um amplo hall com trechos em pé direito duplo, auditório, salas de conferências, área de descanso etc.

A seu peculiar desenho acrescenta-se ao seu caráter sustentável. É por isso que é um dos primeiros edifícios de Brasília em receber o certificado LEED Leadership in Energy & Environmental Design, emitido pelo US Green Building Council.

Solução ULMA

O Cabeçal VR SP/EP, nova aplicação da Mesa VR, obteve um grande êxito. Mais leve, pode funcionar com uma escora muito leve, o SP. O sistema utilizou-se a partir do terceiro andar, em lajes planas e sem interferências de vigas de borda, nem perimetrais. Esta solução reduziu o custo em mão de obra, ao permitir a movimentação horizontal com Carro VR e em vertical com grua, sem necessidade de desmontar o módulo.

Para obter os melhores resultados, combinaram-se distintos tipos de fôrmas: em paredes e pilares empregou-se a fôrma modular COMAIN, ainda que o RAPID aplicou-se em lajes maciças e grandes vãos. A Escada BRIO facilitou sempre o acesso aos diferentes níveis.

Diante da geometria desta obra, a ULMA apostou pelos rendimentos e a segurança do sistema de mesas frente a outras técnicas tradicionais.