Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Edifício Landmark, São Paulo, Brasil

RECUB, 2200 m² de laje de uma só vez

Descrição

Rodeado por arranha-céus, surge o novo edifício Landmark com um conceito diferente no qual predomina a horizontalidade frente às alturas dos edifícios à sua volta. As suas linhas curvas e salientes acentuam ainda mais esta ideia rompendo com a imagem monolítica de edifício envidraçado.

Esta obra tem 56.000 m2 de área construída e 13 andares, dispõe de um estacionamento de 4 pisos com 830 lugares.

Solução ULMA

As lajes de cada piso de 2200 m2 foram construídas de uma só vez com fôrmas RECUB, que permitiu conseguir tempos de fôrmas mínimos. A estrutura recuperável do sistema facilitou a remoção das cubetas em menos de 72 horas, de forma que os seus componentes padrão puderam ser reutilizados em uma nova aplicação. Como sistema de escoramento utilizou-se o Escora SP, capaz de suportar as diferentes cargas e de se adaptar à altura dos pisos com rentabilidade e segurança.

As sapatas, depósitos, vigas de transição e paredes foram construídos com a Fôrma Portátil COMAIN que proporcionou um ritmo rápido de construção de obra. A sua leveza e fácil manuseio, além de obter um acabamento perfeito, conseguiu que o processo de fôrma se reduzisse, inclusive sem utilização de grua.

Para execução das lajes, com pé direito elevado, utilizaram-se uma perfeita combinação de torres de Cimbre T-60 e Cimbre G, as quais permitem o seu deslocamento sem necessidade de desmontar..