Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Edifício administrativo da Schlumberger, Brasil

Projeto otimizado com ENKOFORM V-100 e RECUB

Descrição

A nova sede das instalações industriais da Schlumberger no Brasil destaca-se por sua imponente estrutura de 2.500 m2 e paredes de 16 m de altura em concreto aparente.

O edifício administrativo, de 4 andares com uma altura entre estes de 4 m, consta de duas áreas laterais simétricas, de 26,4 m cada uma, separadas por uma zona central com duas paredes e 13 m de comprimento.

Solução ULMA

Na construção das paredes foi utilizada a fôrma ENKOFORM V-100 com consoles de trepagem pelas duas faces. Com este sistema foram criados desenhos pré-definidos com painéis de 1 x 2,5 m, obtendo um acabamento perfeito no concreto. O gancho de elevação garantiu a segurança da elevação dos conjuntos de fôrmas, de 5 x 4 metros, durante todo o processo. A isto, acrescenta-se o fato das plataformas de trabalho terem criado espaços estáveis e seguros.

A rapidez durante a montagem e desmontagem, a facilidade no deslocamento do conjunto de fôrmas entre os diferentes locais e a segurança conseguida com os consoles, acessórios de elevação e encaixe, demonstraram que a solução com ENKOFORM V-100 é ideal para a execução de projetos deste tipo.

A obra contou com o sistema RECUB, com uma nervura de 12 cm, para realizar mais de 13.000 m2 de lajes aligeiradas do edifício administrativo, do laboratório e de estruturas auxiliares. As escoras SP ficaram encarregados de transmitir, de forma segura, as cargas de pisos de 4 m de altura. De igual modo, o Cimbre G, em torres até 16 m de altura, serviu de apoio às vigas que se colocaram em console na borda da fachada.

Os pilares, paredes interiores, fundações e bases de estruturas metálicas, depósitos de água e outras estruturas de saneamento executaram-se com o sistema COMAIN, leve e portátil, agilizando desta forma o processo de trabalho

A Escada BRIO proporcionou segurança e facilitou a circulação na vertical dos operários durante toda a obra.