Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Fusionopolis Solaris, Cingapura

Cofragens e cimbre para um acabamento perfeito

Descrição

Este moderno centro de investigação científica para biomedicina é composto por duas torres para escritórios e laboratórios, uma de 16 andares e a outra de 10. É uma edificação verde e ecológica, com 8.000 mde superfície, que dispõe de jardins nos terraços desde o mais alto até à zona inferior. O edifício funciona como um ecossistema, buscando um equilíbrio entre os elementos orgânicos e inorgânicos de modo a funcionar como um sistema vivo.

Solução ULMA

As lajes e vigas de suspensão nos andares foram construídas com Mesas VR e Escoras EP, cuja gama permitiu a adequação às alturas de cada andar. Esta fôrma horizontal foi ideal para todas as lajes e permitiu uma montagem rápida e um consumo mínimo de tempos nos movimentos horizontais e verticais da obra. Nos três primeiros andares, de 11 m cada, foram também utilizadas Mesas VR com Cimbre T-60 e fôrma Horizontal de Vigas de madeira ENKOFLEX.

Por se tratar de uma geometria de obra um tanto quanto complexa, os muros e pilares foram executados com a fôrma Vertical ENKOFORM V-100 e com Consoles de trepantes CM-220. Este sistema de escoras é formado por elementos padrão, principalmente por riostras metálicas e vigas de madeira que suportam o tabuleiro, formando painéis à medida em função das características necessárias.