Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Hotel Westin Libertador, Lima, Peru

Mesa VR para grandes rendimentos

Descrição

O Hotel Westin Libertador Lima, com 30 andares e 118,55 m de altura, tornou-se num enorme desafio para a engenharia civil peruana. Na execução desta obra, foram utilizados os sistemas de construção Mesa VR, NEVI e COMAIN

O hotel de cinco estrelas e o centro de convenções estão localizados em San Isidro, um dos distritos empresariais mais importantes de Lima. O edifício ergue-se sobre um terreno de 7543,40 m2 e conta com uma área construída superior a 75.000 m2.

Esta estrutura eleva-se sobre uma base, com quatro níveis de altura, onde se localizam o centro de convenções, nove salas de reunião, dois restaurantes e o hotel, desde o piso 5 até o 30, com 301 quartos.

Solução ULMA

Ao tratar-se de um edifício de altura elevada, a execução de lajes ocorreu através do sistema Mesa VR. Esta fôrma foi montada no início da obra, inclusive as escoras, e foi deslocada de uma zona para outra sem se desmontar, sendo para isso utilizada uma grua. Uma vez realizado a concretagem da laje e alcançada à resistência requerida, as escoras retraíram-se. Com a ajuda do Carro VR, levou-se para o exterior para que a grua deslocasse o material.

A elevação da mesa foi efetuada através do Carro VR. Assim, posicionou-se no plano indicado sendo fixa à laje inferior. Posteriormente, procedeu-se à colocação da ferragem e completar os consoles perimetrais.

A aplicação deste sistema implicou uma economia entre 50-60 % de mão-de-obra. As Mesas VR foram utilizadas a partir do quinto andar, visto que a estrutura do hotel varia de andar para andar. Foi gerada uma solução baseada numa plataforma à base de escoras que manteve a mesma posição nos níveis seguintes. Desta forma, não foi difícil mover a mesa.

Em cada andar foram utilizadas 50 mesas, fáceis de movimentar, conseguindo assim altos rendimentos em obra. O deslocamento das mesas foi de 12 unidades por dia.

Para o escoramento das vigas e da laje foi utilizado a escora de alumínio ALUPROP. Era o ideal, visto que o edifício tinha alturas duplas de 6 a 6,50 m e esta escora atinge uma altura de 7 m graças ao suplemento de 1 m.

Quanto à execução de pilares, placas e pedestais foram utilizadas as Fôrmas NEVI e COMAIN.