Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Torre Centro Belvedere, Varsóvia, Polônia

Trabalho seguro e rentável em altura

Descrição

Com 94 m de altura e uma superfície útil de 51.000 m2, esta torre consta de 27 andares e de um estacionamento subterrâneo com espaço para 300 veículos.

Solução ULMA

Na construção do edifício utilizaram-se diversas técnicas, como por exemplo, no caso das lajes: sistemas de retículas e vigas de suspensão, e lajes de concreto pré-fabricado combinado com uma estrutura de aço.

Convém destacar a complexidade de fazer lajes a 20 m de altura e a construção de um tanque de armazenamento de água subterrâneo, em um espaço de 3 pisos. Ao tratar-se de uma zona de difícil acesso, foi necessário um produto leve e de fácil manuseio. Por isso, foi utilizada a Fôrma Modular NEVI que demonstrou a sua versatilidade na execução de grande variedade de geometrias.

Além disso, foram fornecidas durante três meses 33 proteções perimetrais, de 10,5 m de altura cada uma, utilizadas para tornar seguras as zonas de trabalho ao construir os pisos de forma consecutiva. Assim, os operários puderam trabalhar de forma eficiente e protegidos do vento e das condições climáticas a alturas elevadas. O mecanismo é baseado em um conjunto de dois mastros unidos entre si por vigas de aço e vigas de madeira. Cada mastro, suspenso de um par de cabeçais montados nas lajes, determina o sentido de movimento de cada proteção. Graças à eficácia deste sistema, a execução do perímetro exterior das lajes superiores foi simples, também aumentou consideravelmente o ritmo de trabalho com conseqüente economia de tempo.