Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Torre Mirante do Centro de Exposições e Conderências, em Kielce, Polônia

Sistema MK: Solução única em estruturas complexas

Descrição

Este complexo para eventos de grande porte possui quatro andares e estacionamento subterrâneo. Sua característica mais marcante é a arquitetura da torre mirante, de 44 metros de altura, além de incluir uma sala de banquetes.

Solução ULMA

O sistema auto-trepante ATR executou duas das paredes paralelas externas, com 90 cm de espessura. Os dois restantes, com espessuras entre 15 e 25 cm e de elementos estruturais de aço salientes, impediu a utilização do ATR.

Nos sistema auto-trepante foi utilizado Treliças MK para formar grandes plataformas de trabalho. No sentido inverso, em paredes com estruturas de aço salientes, as plataformas foram construídas sobre Treliças MK. Todo o sistema foi apoiado em quatro consoles ATR, que formou uma grande plataforma de trabalho e apoio de fôrma para a execução das paredes.

Nas diferentes fases de concretagem, estrutura MK e sistema ATR foram movidos simultaneamente pelo sistema hidráulico, o que requer apenas 15 a 20 minutos para subir de um nível para o outro.

O interior da estrutura foi executado com a plataforma interior KSP, içada por grua e que forma a plataforma de suporte para a fôrma. O Andaime multidirecional BRIO assegurou a passagem vertical entre os diferentes níveis. O Cimbre T-60 e a fôrma de lajes e vigas permitiram a execução das estruturas horizontais.