Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Edificio residencial, Paseo de La Reforma, México

Solução integral ULMA na avenida mais importante do México

Descrição

O Paseo de la Reforma é a avenida mais importante da Ciudad de México, e uma das mais famosas do mundo, devido aos importantes edifícios e monumentos que se encontram nela, como a Torre Mayor, que é o edifício mais alto da cidade ou o mundialmente reconhecido Ángel de la Independencia. A ULMA está presente nesta emblemática avenida colaborando na construção de um imóvel com elevado valor arquitetônico. Este edifício residencial localizado a frente da Torre de Ángel, foi desenvolvido pelo renomado escritório de arquitetos Nuño Ma-Gregor. Construído pelo Grupo Impulsa, contará com 10 apartamentos, 1 por andar.

Solução ULMA

A ULMA forneceu uma solução integral para este edifício, construído estruturalmente em sua totalidade com concreto armado. A execução das paredes verticais, foi solucionada utilizando a gama completa de fôrma NEVI, acompanhada de riostras H-120 e tensores, quando necessário devido às altas pressões de concreto exigidas. A solução mais interessante, foi adotada nas paredes perimetrais, por ter edifícios próximos a um espaço de 30 cm, impossibilitava a utilização de sistemas trepantes e foi decidido utilizar treliças metálicas com riostras H-120 e tensores dentro do edifício, sendo a fôrma ORMA suspensa nas duas faces.

As lajes foram solucionadas de duas maneiras: as lajes com escoramentos de 6-8 m de altura, com cimbra BRIO e as alturas de escoramento de 3,6 m com Cimbre G, exceto de pontos singulares como varandas circulares e núcleo central, onde se optou utilizar a solução com cimbre BRIO, graças à versatilidade deste material. Em todos os casos, são elementos que são acompanhados pela fôrma ENKOFLEX.

Para executar o núcleo central, optou-se pela utilização do sistema de fôrma FLECTOR, graças a ele se solucionou uma das áreas mais críticas do edifício, com os melhores e adequados resultados.