Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Conjunto de edifícios residenciais, Tolosa, Espanha

Aplicação de processos seguros

Descrição

A localidade de Tolosa, com cerca de 20.000 habitantes e a poucos quilômetros da capital da província, sofreu um aumento da procura de novas habitações. A execução destes blocos de sete andares compreende 400 habitações que solucionam parte desta procura.

A estrutura, a concepção e execução, esteve condicionada pela sua localização já que está limitada de duas formas a diferentes níveis.

Solução ULMA

Para ultrapassar o acentuado desnível existente, foram concebidas lajes em diferentes alturas executadas com a Fôrma Horizontal RAPID sobre Escoras SP. A proteção dos trabalhadores foi contínua em todo o projeto, montagem e desmontagem. Como sistemas de segurança foram utilizadas as grades e redes debaixo da fôrma, a solução mais eficaz para evitar qualquer queda durante a colocação do tabuleiro.

O sistema ORMA demonstrou a sua facilidade de utilização como fôrma vertical monoface. Solucionou os esforços de impulso horizontal no momento da concretagem das paredes perimetrais da obra. A sua facilidade de montagem e desmontagem permitiu manter o ritmo de execução pretendido.

Os pilares, de diferentes dimensões, foram construídos com ORMA e com a fôrma de pilares LGR. Este sistema, com superfície plástica, proporcionou leveza no manuseio e um acabamento perfeito de concreto aparente.

A estrutura foi realizada na sua totalidade com concreto: as superfícies horizontais com lajes leves, compostas por vigotas e blocos de “porexpan”, e as verticais com concreto armado.