Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Conjunto Residencial Bosques Zinantepec, Toluca, Estado do México

Soluções com fôrmas modulares e versáteis

Descrição

O Conjunto Residencial Bosques de Zinantepec está situado na cidade de Toluca dentro do setor para habitação de interesse social médio.

O conjunto é composto por 2.100 habitações, (com áreas entre 110 m2 e 130 mdistribuídos em dois níveis), sistemas de infra-estrutura, área de lazer e equipamento comunitário.

Solução ULMA

As habitações, com lajes e vigas, foram executadas com ENKOFLEX. Por tratar-se de uma fôrma de vigas independentes, é um sistema versátil e permitiu a adaptação de forma adequada às lajes irregulares. Como sistema de apoio foi utilizado a Escora SP em conjunto com o Cabeçal Direcional VR; estruturas diversas como os peitoris com sistema COMAIN. Esta fôrma é adequada para qualquer tipo de obra nas quais seja necessário um bom acabamento, desde pequenas até grandes superfícies.

Na verdade é portátil, leve e pode ser manuseada por um só operário. A facilidade de manuseio aumentou os ritmos de trabalho já que a união dos painéis é possível sem a necessidade de ferramentas especiais, nem ancoragens adicionais.

O canal de represamento do Rio Chiquito, com 350 metros de comprimento foi solucionado com o sistema modular NEVI, utilizado para uma parede com 2,40 m de altura de 2 faces.

Enquanto eram efetuadas as obras de represamento, foram construídas duas pontes, uma para pedestres e outra para veículos, com a dimensão de 7 x 10 metros, para permitir atravessar o Rio Chiquito. Na sua execução foi utilizado o sistema ENKOFLEX nas lajes e o sistema NEVI para pilares e paredes.