Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Barragem Ibiur, Baliarrain, Espanha

Segurança na concretagem em altura

Descrição

Localizada em Baliarrain, conta com um comprimento de 232 metros e uma altura, sobre o leito, de 63 metros. Tem uma capacidade de 7,53 hectômetros cúbicos e abastece de água potável cerca de 60.000 habitantes da zona.

Solução ULMA

A ULMA Construcción encarregou-se de realizar o coroamento da barragem, zona aberta ao trânsito. Para a extremidade superior, utilizaram-se três equipes de material de consoles trepantes. A pré-montagem foi executada em duas semanas.

Os consoles foram à solução para a concretagem em diversas etapas, visto que aproveitaram como base o elemento de concreto executado anteriormente com a mesma fôrma. Assim, foi possível executar-se seções com comprimentos variáveis necessárias na obra.

Realizaram-se as obras para o tabuleiro sobre o vertedouro da barragem. Este tabuleiro dá continuidade a ambas as extremidades da estrada do coroamento. Neste projeto, utilizaram-se produtos com excelentes resultados: Console G, Treliças H-33, entre outros, que permitiram uma grande flexibilidade. Além disso, adaptaram-se às necessidades de obra, sendo a sua montagem e manuseio muito fácil.