Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Estação de tratamento de águas McCosker, Austrália

Solução ULMA para uma adequada distribuição de cargas

Descrição

McCosker Contracting, responsável pelas obras de melhora e ampliação da planta de nitrato de amônio, assim como das infraestruturas adjacentes, contratou a ULMA e a Uni-Span por suas reconhecidas experiências.

Solução ULMA

A ULMA e a Uni-Span forneceram 594 m2 de fôrma modular ORMA com Treliças SMK como sistema de fôrma monoface. Junto com escadas, que facilitaram o acesso seguro e adequado a este projeto, esta combinação foi a ideal para executar paredes de 5,4 m de altura.

Entre os contínuos desafios que possui um projeto deste tipo, vale destacar o tipo da fôrma e escoramento. O sistema deveria ter em conta as cargas próprias da fôrma, como também de concretagem sobre uma laje de 300 mm e pilares. O sistema escolhido permitiu a execução em uma só concretagem de 5,4 metros, reduzindo o número de juntas em um tanque retangular.

Para tal, foi planejada uma solução específica para aumentar a velocidade de concretagem, que foi de reforçar a estrutura com escoras de alumínio ALUPROP. As vantagens desta escora é a alta capacidade de carga, que aliado a um elemento específico fabricado para este projeto, permitiu o apoio necessário e a distribuição de cargas adequada. Esta aplicação com escoras ALUPROP na parte traseira dos quadros, foi realizada pela primeira vez e com grande sucesso, já que evitou que o cliente tivesse que redesenhar por completo as lajes inferiores.