Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Usina Hidrelétrica, Ingula, África do Sul

Reutilização de material na mesma obra

Descrição

Esta central dispõe de dois reservatórios distanciados em 4,6 km e conectados mediante túneis.

O equipamento fornecido foi utilizado na sala de máquinas, principal sala de 183 m de comprimento, 24 m de largura e 45 m de altura; que abriga as 4 turbinas de 333 MW geradoras de energia elétrica.

Solução ULMA

A obra foi realizada em três fases:

  • Fundações e vigas para passagens inferiores. Foram executadas com Treliças MK, por sua grande capacidade de carga e baixa altura.
  • Colocação de vigas pré-fabricadas e colunas. Utilizou-se o Andaime Multidirecional BRIO em formato de torres. Passarelas com Sistemas MK garantiram a segurança dos trabalhadores no tráfego entre andaimes.
  • Concretagem in loco de trilhos para gruas. Foi realizado com Treliças MK, muito adaptáveis ao espaço entre colinas de 5 e 13 m.

Localizadas a 8 m de altura junto às colunas e apoiadas com Cimbre MK, as treliças alcançaram a altura suficiente na parte central para o tráfego de veículos da obra.

Com o objetivo de otimizar custos, o material se formou para o uso da primeira metade do túnel e sua posterior readaptação às exigências da parte final do túnel.

O contato permanente entre os técnicos da ULMA e o cliente contribuiu em grande escala para o cumprimento dos prazos de construção.