Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Usina Mularroya, La Almunia de Doña Godina, Zaragoza, Espanha

Soluções sob medida para o cliente, combinando diferentes sistemas de fôrmas e escoramentos

Descrição

A Usina de Mularroya faz parte do projeto de barragem de Mularroya, localizado aos finais dos municípios de Almunia, Doña Godina, Chodes e Rilla, pertencentes à cidade de Zaragoza.

Esta barragem regulará as águas do rio GRIO e da bacia do rio Jalón e permitirá a água da área por traz do Jalón, garantindo o abastecimento de água a população e indústrias desta área. Além disso, regulará o fluxo ecológico dos rios Jalón e Grio.

Este grande projeto contempla a construção da usina, do canal de derivação do rio Jalón e de um túnel de condução entre os rios Grio e Jalón.

A usina é construída por materiais soltos com uma altura máxima de 82,5 m e uma capacidade da barragem de 103 hectômetros cúbicos. O canal do rio Jalón será de concreto de 133,5 metros de comprimento e o túnel de conexão entre os rios terá 13 km e 2,9m de largura, com uma capacidade de passar 8 metros cúbicos por segundo.

Solução ULMA

A ULMA forneceu os sistemas de fôrmas e escoramentos e ofereceu as soluções técnicas necessárias para a execução da estrutura de concreto da câmara de válvulas e da torre de captação.

A câmara de valvular de 55 metros de largura, foi realizada basicamente pela fôrma modular ORMA, em conjunto com Consoles Trepantes 200 e com as Treliças UCAB-EUC. Nas lajes de menor espessura foi utilizada a fôrma RAPID e a fôrma de vigas ENKOFLEX, sendo que nas lajes com mais espessura (70 cm maiores) a fôrma utilizada foi o ENKOFORM H-120.

A torre de captação, junto com a câmara de válvulas, chega a uma altura de 90 m² e foi executada trepantes de 2 metros de altura, com o Console 2000 e fôrma de vigas de madeira ENKOFORM V-100 nas paredes retas., Para as paredes da área superior da torre, que em seus últimos 10 metros de altura têm uma geometria cilíndrica de 13,5 metros de diâmetro, foi utilizada a fôrma circular FLECTOR.

O andaime multidirecional BRIO foi utilizado como plataforma de trabalho auxiliar e como escada de acesso a torre de captação.