Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Via Expressa do Cantábrico A-8. Seção Ballota-Cadavedo, Espanha

Cimbre autolançável, a solução para topografias complicadas

Descrição

A duplicação da Ballota-Cadavedo proporcionou um avanço no fluxo da A-8 para o oeste da península. Dos 5,9 kilômetros do trecho, ULMA Construcción foi responsável pela execução das passagens superiores, pilares e dos viadutos de Ribón e Cadavedo.

O viaduto de Cadavedo é constituído por um tabuleiro contínuo de 11,80 m de largura e 423,50 m de comprimento total, distribuídos por superfícies de nove vãos. O tabuleiro é de concreto protendido, sustentado por oito pilares maciços de 4,5 m de largura.

Solução ULMA

Em ambos os viadutos foi utilizado o cimbre autolançável, adequado para pontes de vãos de grande dimensão, com pilares de grande altura e sobre topografias complicadas. Este produto, caracterizado pela segurança global do sistema, pelos seus grandes rendimentos em prazos e custos, demonstrou a sua rentabilidade e eficiência frente a outros processos de execução tradicionais.

Em conjunto com este produto foram utilizadas fôrmas verticais como ORMA e ENKOFORM V-100, fôrma Horizontal ENKOFORM HMK, Andaime Multidirecional e Escada BRIO, cimbres e sistemas trepantes. Todos eles evidenciaram a sua eficácia na aplicação em obra.