Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Anel e Via Expressa Portuária Salvador, Brasil

Solução de escoramento com carros do sistema MK

Descrição

Este projeto faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal no estado da Bahia. A Rodovia BR-324 une o estado do Maranhão ao porto de Salvador. É uma das principais rodovias do estado e inclui vários viadutos. No viaduto 16, com 260 m de comprimento e um tabuleiro em estrutura mista de 10,5 m de largura, numa região de áreas vegetais e sobre uma das principais vias da cidade com vãos de até 40 m. Como solução, se utilizou um carro que evita o uso de grua ou escoramentos inferiores com mais de 20 m de altura. Com ele foi possível reduzir os custos de mão de obra e agilizando os processos de trabalho, sem a interrupção da via.

Solução ULMA

Com uma estrutura de 4 carros de abas (8 m cada), se alcançaram trechos de 32 m em cada concretagem. A versatilidade do MK a qualquer seção gerou uma estrutura capaz de realizar um ciclo de execução a cada 10 dias.

O Sistema MK, por evitar o transporte de escoramentos inferiores, reduziu o tempo de montagem, desmontagem e movimentação das fôrmas. Garantiu também em todo o processo a segurança dos trabalhadores, ao cumprir todos os requisitos estabelecidos pelo cliente.