Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Acessos de entrada Oeste Túnel dels 2 Valires, Andorra

A combinação perfeita de sistemas de fôrma e assessoria técnica no local

Descrição

Os novos acessos ao Túnel dels 2 Valires, fazem parte de uma das infra-estruturas de maior porte realizadas em Andorra. Ligam as localidades de Encamp e La Massana, solucionando assim uma complexa geografia e diminuindo o tempo de deslocamento.

A complicação neste caso consistiu em executar várias estruturas em diferentes seções, de forma simultânea, utilizando um sistema de rotação máxima de material.

Solução ULMA

Na execução dos tabuleiros de mais de 250 metros, foi utilizada a solução mais eficiente, constituída pelo sistema de Fôrma ENKOFORM H-120, apoiado com cimbre. Nos casos em que foi necessário cobrir passagens de 28 m de superfície, foram utilizadas Treliças H-33 combinadas com torres modulares de Cimbre T-500. Para adaptação às diferentes seções de tabuleiro, foram utilizadas duas escoras, com a forma da seção da ponte, apoiadas sobre os cabeçais do cimbre. As escoras por sua vez, suportaram as vigas que determinavam as medidas de cada superfície. Com este sistema de união, foi assegurada a estabilidade do conjunto na execução e durante a mudança das fôrmas. Estas estruturas foram desformadas através de equipamentos de elevação colocados sobre o tabuleiro, possibilitando assim, o deslocamento à posição seguinte sem necessidade de desmontar o sistema. A mão-de-obra necessária para a montagem e desmontagem é menor que em outros sistemas, sobretudo neste caso que se trata de várias aplicações, com várias pontes iguais ou viadutos de grande comprimento.

Neste tipo de obra, a segurança é a premissa essencial. Para Tal, na solução transversal da fôrma, foi montada uma passagem lateral para a circulação das pessoas, em conjunto com a proteção de grade.

O pilar executado ao nó das três estruturas foi projetado como um tripé sobre um plinto. Os pilares inclinados de diferentes comprimentos, de 3,5 m de largura e uma seção variável, foram construídos com os mesmos produtos que o tabuleiro do viaduto, rentabilizando as diferentes fases da obra. As superfícies de aproximadamente 4 m foram construídas com Fôrmas ENKOFORM H-120 de fundo, duas laterais e uma de topo, permitindo assim a desmontagem por partes e um acabamento de concreto aparente perfeito. O suporte foi estabelecido com quatro vigas de apoio DU-120, sobre uma série de torres de cimbre. Estes suportes, de fácil montagem e manuseio, foram transportados com grua já que dispõem de sistemas de bloqueio automático. Assim essas torres pré-montadas, aceleraram o trabalho dos operários e reduziram tempo e custo.

A concepção do apoio e da fôrma para a construção do dintel do pilar foi executado com um conjunto, formado por ENKOFORM H-120, ENKOFORM V-100, vigas e o sistema de apoio de fixação ao pilar através do Console MT.