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Ponte Maria Skłodowska-Curie, Varsóvia, Polônia

Alto ritmo na execução de abas de ponte
Com 795 m de comprimento, a ponte inclui três passagens independentes: duas de 13,36 m de largura para o tráfego de veículos e uma terceira de 12,76 para bondes, bicicletas e pedestres.

Descrição

Com 795 m de comprimento, a ponte inclui três passagens independentes: duas de 13,36 m de largura para o tráfego de veículos e uma terceira de 12,76 para bondes, bicicletas e pedestres. A ponte conta com 10 vãos entre 45 e 160 m de comprimento.

Solução ULMA

A ULMA proporcionou material para a execução do tabuleiro misto, encontros, pilares, passagens superiores e muros de contenção. Para executar as abas do tabuleiro, utilizou-se um carro composto por elementos padrão do Sistema MK. Esta estrutura, dividida em três partes que facilita sua montagem e proporciona a rigidez necessária sem adicionar um grande peso. No mais, oferece uma solução padronizada sob medida e garante máxima rentabilidade.

Para aumentar o ritmo de execução, utilizou-se 12 carros de 25 m de comprimento cada. A concretagem começa na zona central do vão, com 2 carros que avançam em sentidos opostos até alcançar os respectivos pilares. Assim, se executou trechos de 25 m de comprimento por vez. O carro se movimenta até a seguinte aduela mediante a um simples sistema de rodízio.

O baixo peso dos componentes do Sistema MK facilita a montagem manual de grandes estruturas. Assim, a utilização de grua se limitou a içar conjuntos pré-montados em solo. Este fator foi fundamental para reduzir os custos durante a execução da obra.