Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Ponte sobre o rio Napo, Orellana, Equador

Soluções simples e versáteis

Descrição

A 300 m deste projeto, existe uma ponte de 200 m de comprimento e 2,5 m de largura que circula em uma única direção. Esta limitação levou o governo equatoriano a construir uma nova ponte que permitirá o tráfego em ambos os sentidos, com maior capacidade de carga e qualidade de transporte. Com isso, pretende-se impulsionar o desenvolvimento nesta região.

A nova ponte, de 590 m de comprimento, é do tipo estaiada e se divide em 7 vãos. Sua fundação é composta de 174 blocos de 30 e 35 m de profundidade. Cada torre mede 80,5 e inclui 48 cabos atirantados (24 unidades para cada lado) cuja a função é unir o tabuleiro metálico e o de concreto que formará a superestrutura.

Solução ULMA

Para a construção das duas torres, vigas, pilares e encontros a ULMA incorporou o sistema de fôrma horizontal ENKOFORM HMK, vertical ENKOFORM VMK, tensores e consoles trepantes.

As fôrmas foram muito versáteis na execução da ponte, tanto por sua rapidez quanto pela facilidade de montagem. Os painéis montados se adaptam com total eficiência a estrutura. Desta maneira, se obtém a forma requerida. O cliente mostrou-se plenamente satisfeito perante ao rendimento obtido e serviço técnico oferecido pela ULMA.