Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Rodovia S69 Bielsko Biała - Żywiec – Zwardoń, Polônia

Mámixa versatilidade com o sistema MK

Descrição

A maior rodovia da Polônia, que liga a cidade de Bielsko-Biala com a Eslováquia. O trecho entre esta cidade polonesa e Żywiec é uma via dupla, enquanto a parte eslovaca de uma única pista é expansível para uma segunda no futuro.

O projeto inclui a implantação de saídas de estrada “Krakowska” em forma de diamante, e “Mikuszowice” estrutura irregular, além das obras de adaptação às exigências da nova rodovia.

A estrutura principal da ponte executada é a WS10. Com quatro pistas e feixe duplo bordo protendida, atinge 460 m de comprimento. A ULMA forneceu sempre a solução eficaz e rentável para todas as estruturas.

Solução ULMA

Como sistema de fôrma para o tabuleiro foi utilizado o ENKOFORM HMK, adaptável a qualquer seção com peças padrão. Em escoramento, o Cimbre T-60 acelerou o processo construtivo, bem como transmitiu as cargas de forma segura, a mais de 15 m de altura.

A ponte WS10 sobre o rio Biala com 24 m de vão, com perfis apoiados em torres MK, adaptável a geometrias específicas. Dadas as características da estrutura, a concretagem foi realizada em 20 fases (5 por pista). A maior seção executada tabuleiro foi de 159,3 m e a menor de 60 m.

Eliminado as passagens superiores, entradas e saídas da estrada, para manter o tráfego da via, foram projetados vários viadutos de até 15 m de vão, solucionados com ALUPROP.