Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Trem Elétrico, Lima, Peru

Sistema MK: Solução para estruturas diversas e prazos reduzidos

Descrição

Localizado na cidade de Lima, este projeto emblemático consiste na construção de um viaduto elevado de 12,5 km e 8 estações. O trem resolverá o tráfego e o deficiente transporte público, em que diariamente sofrem mais de 300.000 passageiros.

Solução ULMA

Realizar várias estruturas em reduzidos prazos de tempo, levou a ULMA a apostar no Sistema MK como solução principal para todas as configurações. Uma adequada equipe e logística facilitou o fornecimento e materiais nos tempos combinados.

ENKOFORM VMK se utilizou como fôrma vertical para os mais de 400 pilares utilizados para este viaduto.

Com uma altura de 7 metros e seção octogonal, a forma teve que suportar altas pressões de concretagem. Para os fundo de laje e laterais, se utilizou ENKOFORM HMK apoiada sobre torres de ALUPROP. Estes mesmos sistemas se aplicaram junto com a fôrma COMAIN e NEVI, para fundo de lajes e vigas.

Nos trechos curvos, sem a necessidade de vigas protendidas, se utilizaram torres de ALUPROP e de MK que suportaram em cada caso 108 t (27 t por cada apoio pontual).

A versatilidade do MK permitiu a instalação de uma ponte pedonal e uma estrutura para acesso de veículos. Sendo assim respondeu muito bem as mais altas exigências do cliente.