Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Viaduto Platì, Calábria, Itália

Estruturas leves para pontes mistas

Descrição

A ponte mista “Viaduto Platì” faz parte da rodovia Bovolino –Bagnara, que percorre a região de Calábria, ao sul da Itália. Este projeto contém dois viadutos de 320 e 400 m de comprimento.

Solução ULMA

A ULMA apresentou uma nova solução para executar a laje do tabuleiro misto de concreto armado. Perante a curvatura da viga, incorporou duas vigas longitudinais de aço com alturas de 2 e 2,3 m.

O tabuleiro da ponte, com 12 m de largura e espessuras entre 22 cm (nas bordas das abas e vão central) e 35 cm (sobre as vigas de aço), se executou um carro de treliças estruturais e fôrma.

O Carro de 24 m de comprimento permitiu concretar trechos de 22 m com um ciclo semanal. A estrutura do carro dispõe de oito treliças transversais que suportam a fôrma das abas. Inclui também plataformas de trabalho e duas treliças que suportam toda a estrutura, móvel sobre trilhos.

A ULMA forneceu também fôrmas metálicas para a construção de 38 pilares circulares, executados em 3 fases mediante a consoles trepantes e treliças que suportaram a fôrma e que permitem realizar os dintéis numa só concretagem.