Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Garellano Towers, Bilbao, Espanha

Proteção Perimetral nos edifícios residenciais mais altos de Euskadi

Descrição

Na primeira fase do ambicioso projeto urbanístico do novo bairro de Garellano, localizado em pleno centro de Bilbao e desenvolvido pelo renomado arquiteto Richard Rogers, estão sendo construídos 4 edifícios residenciais, com 607 apartamentos de 8 e 11 andares, como também os edifícios residenciais mais altos de Euskadi, 3 arranha-céus de 78, 88 e 98 metros respectivamente.

O plano completo inclui a construção de outras 1.150 apartamentos e outros 2 arranha-céus que podem alcançar os 145 metros de altura.

Além disso, o projeto inclui a urbanização dos importantes espaços liberados por conta da proposta de edificação em altura de Richard Rogers, onde terá um parque com uma grande área verde de formato triangular em jogo com os desníveis para um melhor aproveitamento destes espaços.

Solução ULMA

As lajes do edifício, planas e maciças de espessuras variáveis entre 20 e 30 cm foram solucionadas com a fôrma recuperável RAPID e escoras SP. Para a execução dos pilares e paredes dos núcleos dos elevadores e escadas foi utilizada a fôrma modular ORMA.

Nos 3 arranha-céus, foram utilizadas telas de proteção perimetral HWS com fechamento em compensado fenólico. Este sistema possui um mecanismo autotrepante, através de elevação hidráulica, que permitiu liberar a grua para outros trabalhos.

Com o sistema HWS e painéis de 12 m de altura e larguras variáveis entre os 2,45 m e os 5,20, foi possível cobrir 4 andares em cada edifício, com a finalidade de evitar a queda em altura de pessoas e materiais durante os trabalhos de fôrma, concretagem e desfôrma. Além disso, serviu também como guarda-corpo contra o vento e evitou o efeito visual da altura.

A proteção perimetral HWS permitiu trabalhar com total segurança e comodidade na construção das estruturas das torres, com alto ritmo de trabalho, conseguindo executar 1 andar (laje) por semana e a subida dos painéis de 1 torre se realizava em menos de 6 horas de trabalho. Enquanto no piso superior estava montada a fôrma, nos outros 3 andares inferiores se executavam os trabalhos de desfôrma. Para poder tirar o material desfôrmado das dos andares inferiores, foi habilitado na parte inferior 2 painéis de cada edifício, uma plataforma de descarga de material de 3,9 m de balanço.

As 3 torres são diferentes entre si, com 400, 510 e 550 m2 de superfície em planta respectivamente e possuem uma geometria hexagonal irregular com salientes e contínuas mudanças de direção. Devido a esta complexidade, exigiu por parte da ULMA um alto grau de experiência no desenho e montagem inicial dos panos do HWS, fornecidos a obra em 3 conjuntos completos de painéis adaptados a envolvente forma de cada torre, protegendo uma superfície vertical total de mais de 3.600 m2.

Garellano Towers, Bilbao, Espanha