Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Hudson Yards, Nova York, EUA

Capacidade de resposta com as mais innovadoras soluções

Descrição

Com uma torre de mais de 270 m de altura e 47 andares, a ULMA participa do maior projeto urbanístico de Nova Iorque das últimas duas décadas. Conhecida como “Tower C” consta de 157.935 m2 e andares com diferentes áreas que criaram a sensação que o arranha- céu se inclina sobre a cidade.

Tutor Perini, uma das maiores construtoras dos EUA contratou a ULMA para a execução do núcleo do arranha-céu, composto por 4 poços de elevador. A dimensão do perímetro do núcleo completo é de 38 x 17 m. Para ele se está utilizando o Sistema Autotrepante ATR com estruturas MK e MEGAFORM como fôrma modular.

Solução ULMA

O projeto de Hudson Yards, de 10,5 hectares, pretende ser uma cidade dentro da cidade, já que possui um total de 5 arranha-céus, edifícios residenciais, parques e uma praça pública, assim como a reorganização da rede subterrânea de metrô. Ao contrário das estruturas de aço típicas desta cidade, desta vez foi escolhido o concreto como material mais “eficiente”.

A obra está em execução desde 2013. As estruturas estão sendo pré-montadas na filial da ULMA em New Jersey e são transportadas para a obra para executar as paredes.

A versatilidade do sistema MK o transforma no produto ideal para qualquer tipo de aplicação e configuração, seja em construção pesada ou edificação e ainda em construções temporárias ou permanentes.

Os seis primeiros andares do edifício apresentavam alturas consideráveis de lajes. Para realizar concretagens de até 8 m de altura foi colocado um suplemento temporário de MK na estrutura do autotrepante, em concreto, a estrutura de suporte. A disposição das duas ancoragens da parede, facilitaram o trepante em somente dois movimentos do sistema.

Por se tratar de um produto modular e padrão, o suplemento adicional do MK foi removido com total facilidade da estrutura, deixando-a apta a executar os andares mais típicos dos mais de 270 m de altura do edifício.

A agilidade nos processos de trabalho e a própria estrutura do sistema permitiram ciclos de concretagens a cada 5 dias e tomadas de 4,12 m.   

Por necessidade do cliente em executar, junto com o núcleo a laje completa, ao mesmo nível e de maneira conjunta, exterior e interior, foram planejados espaços livres e sem plataformas dentro de cada vão, para que uma vez concretada a laje, os consoles e mastro possam subir. Daí que as quatro estruturas diferentes e assimétricas com a seguinte a dificuldade na transmissão homogênea de cargas, assim como o seu travamento.

Sobre a própria estrutura, foi instalada uma plataforma lisa, tanto de trabalho quanto de armazenagem de material. Na zona perimetral em balanço se destinou a área de trabalhos, enquanto a área central como depósito de equipamentos: fôrma, ferragens... Este projeto facilita e simplifica o acesso da grua na área a qualquer momento.

Esta obra é uma mostra a mais do posicionamento internacional da ULMA em edifícios de grande altura, assim como um exemplo da capacidade da ULMA em fornecer os produtos e as soluções mais inovadoras no mercado norte americano.

Hudson Yards, Nova York, EUA