Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

One Bryant Park, Nova York, EUA

Sistema ATR, produtividade a grandes alturas

Descrição

Os 300 m de altura e os seus 200.000 m2 dão forma a uma torre de vidro, sede do Banco da América. Este edifício apresenta linhas verticais definidas que, através do deslocamento do sol e da lua, vão modificando a percepção do edifício.

A sua forma está concebida de maneira a proporcionar uma disposição orientada para o sul, realçando a sua relação com Bryant Park e oferecendo vistas dentro e fora da estrutura.

Com os seus 55 andares, este arranha-céus de escritórios é considerado um dos que mais respeita o ambiente já que na sua maioria foi construído com materiais reciclados e recicláveis. Foram aplicadas tecnologias inovadoras que exigiram uma menor quantidade de energia, sistemas de reutilização de águas residuais, sistema de armazenamento térmico, vidro isolante translúcido para potenciar a iluminação natural, sistema de ventilação que proporciona ar ao nível do solo e sensores de monóxido de carbono encarregados de renovar o ar interior.

Solução ULMA

Nesta obra foi utilizado o Sistema Autotrepante ATR desde os níveis soterrados da estrutura, até o último andar. O Autotrepante ATR permite a sua elevação sem necessidade de grua, graças ao sistema hidráulico incorporado.

Em um edifício com estas características e com os inúmeros materiais utilizados, os trabalhos das diferentes equipes foram sobrepostos. A utilização do Sistema ATR aumentou a produtividade reduzindo os tempos de trabalho já que permitiu realizar diferentes tarefas simultaneamente. O ATR, ao contrário dos sistemas convencionais, diminui o tempo destinado à utilização de gruas, além de proporcionar métodos de trabalho rápidos e simples.

Este sistema permite também a montagem e preparação dos mecanismos de elevação e as suas plataformas antes das fôrmas. Funciona como uma torre de elevação, ancorando-se nas paredes já construídas da estrutura.

Esta técnica de autotrepagem é baseada em um sistema hidráulico que permite a elevação do conjunto de maneira automática através do movimento sucessivo da fôrma e dos mastros. Com este sistema, em conjunto com a fôrma Modular MEGAFORM, foi solucionada a execução das paredes deste edifício.