Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Torre Diagonal Zero Zero, Barcelona, Espanha

Design em altura com vista para o mar

Descrição

Localizado junto ao mar, na Avenida Diagonal, comporta, entre outros, a sede da Telefônica na Catalunha. Seus 110 metros de altura e 24 andares, o fazem respeitar o horizonte de Barcelona.

O edifício em forma de diamante é um projeto trapezoidal e ocupa uma área de 4.000 m2. Um núcleo central de concreto comporta sua estrutura, que inclui elevadores, pátio de instalações, escadas de emergência e serviços. Seu perímetro está reforçado com um sistema de perfis telescópicos de alumínio, cercado por uma parede de cortina xerografiada.

A altura média entre os andares é de 4 m, com espessuras de laje variáveis entre 0,3 e 0,4 m.

Solução ULMA

O núcleo central tem dois andares e foi executado antes das lajes com o Console Trepante 2000 e ENKOFORM V-100. Grande parte das lajes foram construídas com fôrma horizontal RAPID e em alguns casos com ENKOFLEX.

Para evitar orifícios na parede de concreto, foram realizadas concretagens de 4,50 m de altura. A utilização de uma treliça de riostras e tensores permite que as barras roscadas não atravessem a parede ao estarem na parte superior e inferior de cada concretagem.

O Console 2000, com compensados de madeira nos cantos interiores, facilitou a adaptação da geometria trapezoidal do núcleo.