Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Torre Nobel em CZT, Centro de Tecnologia Avançada, Poznan, Polônia

Paredes perimetrais com total segurança

Descrição

Centrum Zaawansowanych Technologii o CZT é um inovador parque científico e tecnológico em Poznan, onde se construiu a Torre Nobel. Com uma altura de 53,5m e largura de 51 x 13,5 m, conta com 13 níveis sobre a superfície e 2 subsolos. A área total do edifício é de 13.500 m2.

Solução ULMA

Para a execução da torre, a ULMA forneceu o Sistema Trepante Guiado RKS que possibilita a elevação hidráulica da fôrma vertical sem soltar-se da estrutura da parede.

A estrutura de içamento é baseada em perfis MK. Proporcionam grande versatilidade e adaptações aos requisitos de obra, como a geometria do edifício, configurações de plataformas de trabalho e acessos com segurança.

O sistema autotrepante leve RKS foi elevou 11 vezes, mediante a 4 cilindros hidráulicos e o grupo hidráulico portátil. Cada içamento foi de 3,7 m.

O edifício foi construído com 22 estruturas de 6 e 7 m de largura, cada uma com 4 níveis de plataformas: de concretagem, a principal neste caso que suporta a fôrma vertical ORMA e a de controle, onde se aciona os cilindros e recuperação de cones.

Toda a fôrma foi fornecida pela ULMA. Foi utilizada a fôrma de alumínio CC-4 apoiada com escora europeia EP na execução das lajes de 650 m2 em cada nível.