Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Falso Túnel, Estrada Catania-Siracusa, Carlentini, Itália

Serviço e rapidez de resposta com sistemas padrão

Descrição

O falso túnel de via dupla faz parte das obras da estrada que circula entre Catania e Siracusa. Com um comprimento aproximado de 800 m, ambos os túneis dispõem de 30,5 m de largura, com uma altura máxima, desde a fundação até o arco, de 9,5 m e um diâmetro interno de 13,5 m. A execução das duas galerias foi realizada de forma simultânea, a céu aberto e com elementos padrão de Estruturas MK.

Solução ULMA

O sistema MK, utilizado neste projeto, consistiu num carro para movimentação da fôrma para o interior do túnel, desta maneira foi possível executar a seção completa. O carro foi deslocado sobre trilhos, onde o sistema de rodagem avançava, conforme a execução do túnel, que foi realizada em trechos de 12,5 m. Os ritmos de execução foram otimizados já que os painéis utilizados para construir o arco, foram fornecidos pré-montados.

Após construir um dos trechos, o carro era deslocado até a seguinte posição, atuando sobre os comandos hidráulicos. Uma vez na localização pretendida, o carro era elevado com macacos hidráulicos até o nível correto, enquanto a posição era fixada com os pés reguláveis.                        

A versatilidade deste produto foi demonstrada, já que com a mesma estrutura e realizando apenas mínimas adaptações, foi possível executar o ponto de entrada de outra galeria.

A fôrma interior estava equipada com um sistema hidráulico, que permitiu o seu deslocamento tanto na vertical como na horizontal, conseguindo assim um maior rendimento e baixo custo de execução. As fôrmas dispuseram também de um sistema pneumático de vibração exterior, que proporcionou ao concreto um acabamento de alta qualidade e reduziu o tempo de execução.

A flexibilidade do MK evitou a utilização de moldes de madeira para criar as formas curvas necessárias. Os trabalhos em altura e os acessos a todas as estruturas foram realizados de forma segura e rápida, graças às plataformas de trabalho com as suas correspondentes escadas.