Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Ampliação do falso túnel de ferrovias, Terrassa, Espanha

Soluções sob medida complexas

Descrição

Este falso túnel faz parte de um projeto de renovação para o transporte público de Terrassa. A ampliação da ferrovia duplicará o tráfego de passageiros diários, que chegará a 32 mil.

Solução ULMA

Os trabalhos foram realizados a 17 metros de altura, já que abaixo do piso funciona o metrô e as lajes intermediárias tem uma espessura reduzida. Não sendo possível usar o sistema de torres conjugadas, foi proposta uma complexa solução técnica: um carro porta fôrma elevado, escorado com Cimbre T-500, Estruturas H-33, BRIO e Riostras curvas, assim foram vencidos os reforços transversais de concreto a cada 5,2 m.

O carro, 14 m de comprimento e 22 m de diâmetro de cúpula, cobriu um comprimento de 130 m em concretagens sucessivas de 12,35 m.

O ritmo de trabalho permitiu três concretagens a cada duas semanas, já que o carro estava nova posição de uso em apenas um dia.

O material foi continuamente reutilizado, já que as torres, vigas e outros sistemas eram desmontados após a utilização e montados nos seguintes trechos para a posterior transferência da estrutura.