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Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Metrô Linha 5, São Paulo, Brasil

MK dando produtividade em Túneis

Descrição

Em execução desde maio de 2011, a expansão da linha 5 Lilás ligará o Largo Treze, no bairro de Santo Amaro, à Chácara Klabin. O trecho terá 11,5 km de e 11 estações, 13 poços, um estacionamento de trens sob o Parque das Bicicletas, um pátio de estacionamento e manutenção (Guido Caloi), além de uma subestação primária. Dada a proporção da obra, sua construção foi dividida em lotes, qual destacamos o lote 6, que liga as estações AACD-Servidor e Hospital São Paulo, além de possuir um poço de ventilação e um estacionamento de trens.

 

Solução ULMA

A ULMA, com vasta expertise na construção de linhas metrô, foi a escolhida pelo Consórcio Carioca / Cetenco para o fornecimento de seus inovadores sistemas de fôrmas, escoramentos e andaimes na construção deste trecho.

Na estação Hospital São Paulo, havia a necessidade de executar um túnel, com seção de 17,65 x 12,25 e 140 m de comprimento. Para tal, o sistema MK, com seus sistemas modulares que se adaptam a qualquer estrutura, foi a solução, com a montagem de 2 Carros Móveis de 5m, que após a concretagem e desfôrma, se movem a nova área de concretagem sobre trilhos e sem a necessidade de ser desmontado, o que pressupõe uma economia de tempo e custo para o cliente. Após 14 etapas de 10 metros e a cada 7 dias, será concluída a execução da abóboda do túnel, com total segurança. Além disso, o sistema de andaime multidirecional BRIO, foi a solução para a movimentação dos trabalhadores nos trabalhos de armação e acabamento do túnel.

Já no pátio de estacionamento de trens, foram fornecidas escoras de alumínio ALUPROP, em forma de torres de até 9 m de altura para escoramento das lajes e a fôrma modular ORMA monoface, para o revestimento de paredes diafragma.
Por fim, na execução do poço Magalhães, a Fôrma ENKOFORM VMK e Consoles SBF, com painéis de 2,7m de altura, sistema de vigas que se adapta facilmente a paredes curvas, foi a solução para a construção do poço, em conjunto com consoles trepantes.

Além de todas estas soluções técnicas singulares, mais de 700 toneladas de equipamento, atestam a capacidade de resposta da ULMA para atender mais este grande projeto, que após sua conclusão, vai melhorar e muito o dia a dia das pessoas em
São Paulo.

Metrô Linha 5, São Paulo, Brasil