Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Túnel Blanka, Praga, República Checa

Uma única estrutura para diferentes seções de túnel

Descrição

Localizado na capital checa, faz parte de uma rede de 8 km de infraestruturas que receberá o tráfego no subsolo da capital. Uma série de túneis de grandes dimensões compõe a complexa rede de condutores de ventilação. Destaca-se o SO 05, com a maior seção transversal Checa.

Solução ULMA

Com um só produto, o serviço técnico da ULMA proporcionou soluções diferentes configurações desta obra.

A execução do Túnel SO 05 foi realizada com 2 carros de 6,5 m, destinados a ferragem e fôrma respectivamente. Ambos dispuseram de amplas plataformas de trabalho, para armazenar material e trabalhar em altura em plena segurança.

Dimensões do túnel:

  • Comprimento: 120 m
  • Largura: 17,5 m
  • Altura: 14 m

A solução da ULMA facilitou o movimento dos carros, também durante os trabalhos de fôrma na laje do túnel SO 04.

Túnel SO 04: Foram realizados 2 túneis consecutivos de diferentes seções e comprimentos de cúpula, além da fôrma da parte inferior e tirantes. Todo ele mediante a carros de fôrma com estruturas pré-montadas no armazém, o que facilitou a montagem e encurtou os prazos.

No Túnel STT, com maior tráfego rodado, foram executadas as paredes dos canais de ventilação abaixo do piso, com carros móveis, simples e manejáveis graças ao uso de módulos pré-montados. O ENKOFLEX foi utilizado como sistema de fôrma para lajes.

Perante as dimensões do projeto, a ULMA forneceu a solução e assessoramento na execução de interseções de túneis de diferentes seções e no movimento de carros que não eram possíveis de realizar. A versatilidade do sistema proporcionou um êxito total.