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ULMA Construction oferece inovação tecnológica na duplicação da Serra do Cafezal

26/01/2016
A fabricante de fôrmas e escoramentos apresentou soluções técnicas inovadoras para diversas estruturas da obra.

A rodovia Régis Bittencourt - BR-116 é uma das principais rodovias de ligação do país. Com 402,6 km de extensão, liga a cidades de São Paulo à Curitiba no estado Paraná. Em 2008 a ANTT concedeu ao consórcio Autopista Régis Bittencourt a administração da rodovia pelos próximos 25 anos, com investimentos previstos em melhorias de 3,9 bilhões de reais, durante período de concessão.

A obra mais importante desse conjunto é a duplicação da Serra do Cafezal, que contém 19,5 quilômetros e contará com investimentos de 700 milhões de reais, que é um dos principais pontos de congestionamento da rodovia, por conta de sua atual pista simples e seu grande fluxo diário, principalmente de caminhões.

Desafio

O Consórcio – Ferrovial | Toniolo, Busnello, foi o contratado para a construção do trecho de serra (lotes 6 e 7) entre os km 363 e 367, possivelmente um dos mais críticos da serra, com curvas sinuosas e topografia muito acidentada.

Para obra de tamanha complexidade, a construtora teve de buscar parceiros com expertise e experiência suficiente para fazer frente a esse desafio, e a ULMA Construction foi à parceira ideal para o fornecimento de fôrmas e escoramentos para diversas estruturas da obra.

Solução

Para a execução das diversas pontes, por conta da dificuldade de montar escoramentos convencionais diretamente do solo, o método construtivo escolhido foi o Balanço Sucessivo.

Para tal solução, o sistema CVS da ULMA é o que há de mais inovador neste tipo de equipamento, uma vez que além de possuir uma excelente relação peso x capacidade de carga, possui um sistema de hidráulico para o nivelamento e movimentação do carro para a nova área de utilização, reduzindo consideravelmente a mão de obra e o tempo de movimentação do carro. Ao todo oito carros estão sendo empregados simultaneamente em diversos trechos da obra, aliados a fôrma ENKOFORM HMK.

Nos pilares da estrutura (alguns chegam até 30 metros de altura), estão sendo utilizado Consoles Trepantes BMK em conjunto com a fôrma modular ORMA que suporta pressões de concreto de até 80 kN/m².

As aduelas de disparo com até 20 metros de altura estão sendo executadas por métodos convencionais apoiados ao solo, sendo assim, a solução utilizada foi com torres de escoramento T-60, sistema de alta capacidade de carga (6 toneladas por poste), com alta produtividade de montagem e que também possibilita, após sua montagem a movimentação com grua, em conjunto com a fôrma ENKOFORM HMK. Já para as aduelas de disparo que estão acima dos 20 metros, a solução utilizada foi com perfis e ENKOFORM HMK.

Nos blocos de fundação e vigas tipo “I”, está sendo usada fôrma portátil COMAIN, sistema leve e de fácil montagem, que se adéqua perfeitamente a esse tipo de estrutura.

Para o acesso seguro dos trabalhadores a diversos trechos da obra, o Andaime Multidirecional BRIO é a solução ideal que resolve o acesso às áreas de trabalho com máxima segurança.

A obra que em seu pico atingirá aproximadamente 800 toneladas de equipamentos da ULMA, confirma toda sua capacidade de resposta e solução completa para este tipo de obra.  

A conclusão deste trecho da obra está prevista para Agosto 2015.