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FIOL Ferrovia de Integração Oeste Leste, Bahia, Brasil

Sistema MK solucionando projetos no Brasil
Um dos mais importantes projetos para melhoria no escoamento logístico do país.

Descrição

A Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL), com 1.527 km de extensão, estabelecerá à comunicação entre o porto em Ilhéus e as cidades baianas de Caetité e Barreiras a Figueirópolis, no Tocantins, ponto de interligação dessa ferrovia com a Ferrovia Norte-Sul (FNS). O investimento do governo federal é estimado em R$ 6 bilhões para toda a obra.

A FIOL tem como objetivo principal interferir na matriz logística brasileira, criando mais uma opção de transporte de cargas ferroviárias no País. Além de reduzir os custos de transporte de grãos, álcool e minérios destinados aos mercados internos e externos, e aumentar a produção agroindustrial da região, motivada por melhores condições de acesso aos mercados nacional e internacional.

Em termos ambientais, a FIOL contribuirá com significativa redução do risco de acidentes no transporte de cargas e com a redução de 95% da emissão de gases do efeito estufa, se for comparada com o transporte rodoviário.

Solução ULMA

A ULMA forneceu equipamentos para os lotes 2F, 3F, 4F e 6F, com diversas soluções em sistemas de fôrmas e escoramento para blocos de fundação, pilares, escoramento de vigas das pontes moldadas in loco, fôrma para vigas pré-moldadas e andaimes de acesso, com destaque no lote 2F.

Com 118 km, entre os municípios de Itagibá e Jequié, o lote 2F foi executado pela Galvão Engenharia. Na ponte 18, os blocos construídos no meio do rio, necessitavam de um escoramento trepante, solucionados com perfis metálicos especiais combinados com Vigas MK e VM-20. O sistema MK, com sua versatilidade,  proporcionou diversas soluções para a obra, como torres e treliças para o escoramento das vigas pré-moldadas in loco com a Fôrma Enkoform HMK, para as pontes 16A e 20, além de consoles trepantes BMK em conjunto com as fôrmas portáteis COMAIN que executaram a estrutura maciça de apoio das vigas pré-moldadas da ponte 18. Os acessos às diversas áreas da obra foram solucionados com segurança pela Escada BRIO.

Ao todo, a ULMA esta fornecendo mais de 800 toneladas de equipamentos para execução dos diversos lotes, comprovando sua capacidade em atender a demanda de qualquer tipo de obra e em qualquer lugar do mundo.