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Ponte Anita Garibaldi – Laguna - SC, Brasil

Experiência em Grandes Estruturas
A Duplicação da Rodovia BR-101, que faz a ligação do Brasil de Norte a Sul é uma obra de grande importância para o desenvolvimento logístico do país.

Descrição

A Duplicação da Rodovia BR-101, que faz a ligação do Brasil de Norte a Sul é uma obra de grande importância para o desenvolvimento logístico do país, onde a Ponte de Laguna, é peça essencial neste projeto, para melhorar o congestionamento no sul do país. A atual Ponte Henrique Lage, inaugurada em 1º de Setembro de 1934, está justamente no ponto onde o fluxo de veículos se congestiona. A construção da nova Ponte de Laguna proporcionará um grande conforto e segurança para os usuários da rodovia, moradores e ainda será um grande impulso ao desenvolvimento econômico e turístico da região.

O consórcio Camargo Correia, Aterpa M. Martins e Construbase, responsável pela construção, com investimentos de 597,2 milhões, e que após sua conclusão será a segunda maior ponte do Brasil, com 2,8 km de extensão, três vãos estaiados, o maior de 200 m e os demais de 100 metros cada, contará com quatro pistas e acostamento. Com previsão de entrega em 2015 está é mais uma obra do programa de aceleração de crescimento do governo federal (PAC 2).

Solução ULMA

Tal projeto ímpar, não poderia deixar de contar com a expertise nacional e internacional da ULMA neste tipo de construção. 

Para solucionar as mais de 700 aduelas pré-moldadas, com média de 70 toneladas cada, a fôrma ENKFORM VMK foi a melhor opção, visto que as mesmas possuíam seção variável e a versatilidade desse sistema em se ajustar facilmente as variações de medidas necessárias para obra. 

Para alguns trechos onde foram executados pilares circulares com 2 m de diâmetro, a fôrma CLR foi à solução para concretagens com até 10 m de altura, com altos índices produtividade. 

No escoramento das aduelas de disparo, compostas por um pilar central e lajes de aproximadamente 10 m de balanço para cada lado, o sistema Cimbre MK aliado a perfis especiais foi o ideal, graças a sua alta capacidade de carga (36 toneladas por poste) foi possível com poucas torres, vencer os grandes vãos de escoramento da estrutura com peças de padrão. 

Em alguns trechos com menos exigência de cargas escoramento Cimbre BRIO foi escolhido, por atender as necessidade e sua leveza auxiliar na produtividade de montagem do escoramento da estrutura. 

A obra, que em seu pico consumiu mais 1.000 toneladas de equipamentos ULMA, contou ainda com toda acessória e acompanhamento técnico na execução do projeto, ponto chave para o cumprimento dos prazos estabelecidos pelo consórcio.